top of page

EDIFÍCIO

 

HÍBRIDO

O programa compreende a criação de um edifício hibrido, multifuncional, que promova alta permeabilidade espacial e diversidade de ambiência nas esferas públicas e privadas.A partir daí decidiu-se trabalhar com as seguintes atividades: residencial, serviço, comercial e cultural.Residencial: visando à dinâmica do edifício, os apartamentos serão de dois tipos: Lofts com liberdade de layout de aproximadamente 135 m2 e amplos apartamentos de aproximadamente 207 m2.Para atividades comerciais o edifício conterá: salas comerciais de tamanhos variados e andares de planta livre. Espaços variados adequados para instalação de qualquer negócio.Como atividades comerciais o edifício abrigara lojas no pavimento térreo, restaurantes e cafés voltados para rua, com entradas privativas, desanexas a recepção e com horários variados de funcionamento.Como atividades culturais o prédio contara com uma galeria de exposição temporária, um auditório e um centro de convenções.

 

Índices Urbanisticos atingidos:

C.A.: 3,05
T.O:.56,95%

Envoltória

Paisagismo

A envóltoria compreende em um tipo de fachada dupla. A primeira faixada é a vedação, o prédio é todo revestido em pele de vidro nos andares comerciais (3º ao 9º) com janelas de abertura tipo max-air e alvenária de tijolos nos andares residenciais( 10º ao 13º) com janelas de correr. A segunda faixada é afastada um metro da vedação e circulada por um piso metálico perfurado que permita acesso e manutenção. Essa faixada compreende uma treliça metálica com montantes poligonais de 2m x 2m de espaçamento, e entre eles nos andares comerciais brises metalicos, deixando alguns montantes livres, na altura do olhar do usuário para permitir contato direto com o exterior. Nas fachadas Norte e Oeste a quantidade de vãos livres é menor, já nas fachadas Sul e Leste são utilizados menos brises e mais montantes livres, por terem a melhor visual para praia e por serem faixadas de menor ensolação.

Já nos apartamentos para manter a configuração da faixada a treliça continua nesses andares, porém sem os brises. Mantendo a estética e permitindo alcance visual das janelas.

Foram feitos recortes no átrio e nas varandas para mantér a proposta inicial de recorte de iluminação e ventilação.

No átrio a treliça se mantém sem os brises dando privacidade pras salas que possuem aberturas para o mesmo.

 

O Paisagismo foi pensado com o objetivo de atrair pessoas para a vivência do edificio.

As palmeiras que já existiam no entorno do terreno foram mantidas e agregadas ao paisagismo.

No térreo comércio com vitrines em todas as calçadas para gerar movimento e circulação de pessoas. Caminhos arborizados e com assentos sombreados para apropriação do usuário.

Foi criado um jardim na rua Joseph Zgaib sombreado e ambientado com bar e café para área de descanso e alimentação. A intenção é gerar movimento e apropriação do espaço nesta rua de menor movimento. O bar e o jardim são integrados gerando uma ambiência fresca e agradavel.

Na vegetação foi trabalhado o verde e suas variações. Árvores de médio e grande porte, palmeiras, arbustos, flores e grama.

O passeio é coberta por marquise e sombreado por muitas árvores para o pedestre perder tempo em frente as vitrines e escolher caminhar por esse lado da rua.

Um restaurante com um deck de frente a um jardim foi posicionado para gerar movimento e incentivar as pessoas a cortarem caminho pelos fundos do edificio. 

A iluminação é em postes altos e balizadores em alguns pontos do jardim e de caminhos.

 

bottom of page